Endereço
Av. Rio Branco, 147 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Catástrofe climática é o grande desafio para o seguro e resseguro

O mercado brasileiro de seguros e resseguros caminha para a consolidação de um modelo semelhante ao adotado no setor financeiro sobre políticas sustentáveis e ESG (agenda de responsabilidade ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). Essas práticas já são aplicadas por bancos para a concessão de linhas adicionais e diferenciadas de crédito. No setor de seguros, funcionará de forma parecida para clientes que tenham políticas de sustentabilidade definidas, gestão de riscos e capacidade para mitigá-los. Assim, os segurados terão acesso a novos produtos e serviços mais atraentes, e até soluções personalizadas, como já acontece em outros países, principalmente na Europa.

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) avalia que o setor segurador do país está cada vez mais comprometido com questões sustentáveis, razão pela qual já vem considerando aspectos relacionados às mudanças climáticas ao avaliar ativos para investir recursos próprios, reservas técnicas, fundos de previdência e outros recursos financeiros. A entidade acredita que é importante que as seguradoras tenham bases de dados consolidadas, acessíveis e integráveis, já que, sem elas, enfrentarão obstáculos para o desenvolvimento de metodologias de precificação e gestão de riscos de sustentabilidade com base em cenários climáticos.

Diante da relevância de práticas ambientais, sociais e de governança para fazer negócios, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) fez uma consulta pública – concluída recentemente – para estabelecer diretrizes e requisitos de sustentabilidade no setor. “Apesar de muitas seguradoras possuírem políticas socioambientais consolidadas, ao criar regras e definir elementos mínimos para as supervisionadas, a Susep estabelecerá parâmetros para que elas estejam na mesma página”, diz Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora-executiva da CNseg.

Leia mais: https://www.fenacor.org.br/noticias/catastrofe-climatica-e-o-grande-desafio-para

Fonte: Fenacor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *