Endereço
Av. Rio Branco, 147 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Quem somos

A abertura do mercado ressegurador brasileiro teve início em 2007, com a publicação da Lei Complementar 126, e foi respaldada pela Resolução 168 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Um pouco antes, em 2005, nascia a Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguro (Abecor-Re). A entidade nasceu com o objetivo de auxiliar o processo de regulamentação do mercado então em processo de mudança, sempre contribuindo com a visão do corretor na identificação das melhores práticas de mercado.

A ideia de criar a Abecor surgiu de alguns executivos do mercado após a constatação do enorme conhecimento que havia nos quadros das corretoras representadas no Brasil. “Podemos dizer, sem medo de cometer um deslize, que grande parte do conhecimento de resseguros pré-abertura estava concentrado nas equipes de corretoras de resseguros.

A proposta é que a Abecor tenha uma atuação tanto em conjunto com demais entidades de classe como promovendo serviços de capacitação e desenvolvimento dos quadros de colaboradores dos seus associados.

A Abecor quer ser – e será – um instrumento de integração social entre seus associados, Corretoras de Resseguros, promovendo eventos sociais, visando um convívio saudável no mercado e favorável a troca de boas experiências.

O mercado de resseguros é dinâmico e segue adaptando-se às regras nacionais e internacionais.

A Abecor surgiu porque tanto a indústria quanto os próprios corretores merecem que os anos de experiência dos seus executivos estejam alinhados em prol do bom funcionamento do mercado, das práticas e regras, de forma a levar ao cliente final a segurança de processos eficientes.

Nesse sentido, a Abecor seguirá atuando dentro das suas atribuições e seu estatuto, oferecendo aos seus associados apoio consultivo sobre as regras, interação com as demais entidades de classe, comprometimento com o novo sistema de autorregulamentação e treinamento técnico para as equipes.

MISSÃO

Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado de resseguros brasileiros através da troca de experiências e valorização dos profissionais e empresas que atuam no segmento.

MISSÃO

O mercado de resseguros brasileiro passou por grandes transformações que colocam novas oportunidades e desafios para o setor que precisa ter sua representação institucional clara e fortalecida.

VISÃO

Respeitar e acolher a diversidade de opiniões; promover a informação sobre os assuntos do setor que possam oferecer condições de discussão aos associados em permanentes espaços de troca de experiência e desenvolvimento de novas propostas. Valorizar a transparência nas ações de comunicação com os associados, a sociedade em geral e instituições parceiras.

Linha do tempo

2018

ABECOR muda para nova sede
Com a mudança, a entidade estará em contato direto com IBRACOR, da qual é sócio-mantenedora e poderá contribuir técnica e operacionalmente com o Instituto.

2018

ABECOR-RE lança primeiro Índice
Com o intuito de estudar e expor a evolução do mercado de seguros, a ABECOR-RE lançou um índice voltado ao setor.

2017

Roberto da Rocha Azevedo assume a presidência
Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da ABECOR-RE, Roberto da Rocha Azevedo assume a presidência em 2017.

2007

Abertura do Mercado de Resseguro
A abertura iniciou em Janeiro de 2007 com a publicação da Lei Complementar 126, respaldada posteriormente pela Resolução 168 da Superintendência de Seguros Privados.

2005

Fundação da ABECOR-RE
Sob a presidência de Carlos Alberto Lenz César Protásio, a entidade nasceu com o objetivo de auxiliar o processo de regulamentação do mercado então em processo de mudança, sempre contribuindo com a visão do corretor na identificação das melhores práticas de mercado.